Translate

quinta-feira, 13 de março de 2014

Saber (ou não) o sexo do bebé..!

Já chegámos às 19 semanas! O tempo não corre, voa..! Eu adoro estar grávida, mas com dois ainda pequenos, às vezes vou buscar energia não sei onde. Esta gravidez tem corrido bem, nada a apontar ainda. 

Estamos a umas semanas de fazer a tão esperada ecografia morfológica, saber as medições, o peso estimado e...o sexo. Será menino...será menina..?

Tomei a decisão de não saber assim que vi o positivo no teste. Será assim tão crucial ficarmos a saber se vai ser um menino para jogar à bola com o G., ou uma menina para pentear as bonecas com a C.? Iremos deixar de amar por não ser o que gostaríamos que fosse? 

Desde que fui mãe pela primeira vez que descobri o amor incondicional, descobri que o importante é SER MÃE, independentemente se é menino ou menina. 

Confesso que na primeira gravidez era impossível esperar até ao parto para saber..tudo girava à volta do bebé, o enxoval tinha que ser perfeito. Nasceu antes de tempo e comecei a questionar muitas coisas. A minha dificuldade em adaptar-me a um prematuro, a amamentação, as dores na recuperação pós-parto, a minha sensibilidade emocional, quando fui dispensada do trabalho em plena licença de maternidade. 

Na segunda gravidez, com a cabeça mais no lugar e sentimentos mais definidos pela experiência anterior, concordei em saber o sexo antes do nascimento, apenas pela questão do enxoval, pois caso fosse menina, eu não tinha rigorosamente nada em rosa. Foi uma bebé de termo, não tive dores nenhumas no pós-parto e a nível emocional estava mais calma. Tudo correu bem. Se tivesse tido outro menino estava igualmente feliz, e as coisas azuis podiam ser compradas depois dele nascer.

Em relação ao terceiro...o que fazer? Saber ou não saber? Estamos preparadíssimos para receber mais outro bebé. O marido diz não aguentar a curiosidade. Eu escolho ir até ao fim.  O filho é dos dois. E agora? 

Ainda não imagino como será este bebé, inconscientemente faço por não imaginar, dado que sou muito de iludir-me e desiludir-me. Só quero um bebé saudável. Mas gostava de sentir uma emoção forte no momento do parto..! 

Sei como são as contracções de preparação do útero, sei como são os toques, sei como são as contracções de um parto induzido, sei como são as contracções de um parto normal, sei como dói a costura da episiotomia, sei como será a primeira vez a amamentar. Desconheço a cesariana. Se o bebé estiver preparado para um parto normal, será que posso saber algo que ainda não saiba? Como o sexo....posso?
Conhecem alguém que também queira saber apenas no dia? Beijinhos, Andreia

19 comentários:

  1. Num terceiro filhote parece-me que já tens a serenidade de querer ser surpreendida! Agora falta entrar em acordo com a 'outra parte' , que também é importante.

    ResponderEliminar
  2. Eu quis saber. Mas isto sou que sou uma curiosa de primeira e não ia aguentar até ao dia para saber. Além disso, para mim é importante saber, mais pela questão do enxoval. Se fosse menina, não teria nada em rosa...
    Pois eu só posso falar da cesariana... se desta feita for parto normal, tudo será novidade para mim... CTG e toques (da primeira vez nem tive tempo para chegar a marcar isso...), só soube mesmo no dia dia do parto... e as contracções foram atalhadas a meio da dilatação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A recuperação de uma cesariana não deve ser lá muito fácil, e acrescida das complicações que tiveste, era muito bom que agora corresse tudo sobre rodas para ti.!

      Eliminar
    2. Eu recuperei maravilhosamente bem da cesariana, contrariamente a todas as profecias que fui ouvindo enquanto estive grávida. Assim que me tiraram os agrafes parecia que estava novinha em folha. Posso assegurar-te que a operação que fiz ao nariz, para alinhar o septo nasal e tirar adenóides foi cinquenta vezes mais penosa!
      Fiz a cesariana de epidural e penso que isso terá ajudado bastante na recuperação tão boa que tive. No hospital as enfermeiras até ficaram espantadas comigo.

      Eliminar
  3. Eu acho muito bonito guardar-se o sexo do bebé até ao nascimento mas acho tão fácil de não o conseguirmos, nos papéis das ecos registam o sexo, na das 22 semanas apareceu no relatório e não sei se eles podem omitir isso... e depois existem profissionais que mesmo depois de avisados da nossa pretensão de não saber se descaem porque é muito incomum guardar-se esse tipo de segredos, conheço um pessoa que pediu muito para não saber e contaram-lhe na mesma ainda que sem muita intenção de o fazer. Sempre quis 2 rapazes, 1 já tenho e gostava de ter outro, mas sinceramente se vier uma menina vou amá-la do mesmo jeito e não seria por não ter nada rosa que iria comprar depois de o saber. Aliás seja menino ou menina o quarto vai manter-se colorido como agora. Acho que não conseguiria conter a curiosidade. No vosso caso é diferente, já tiveram 2, um casalinho, e sempre podem passar roupinhas de uns para os outros, dependendo da época em que nasceram, porque às vezes não dá mesmo para passar roupa de uns manos para outros ;o) Mas que linda barriguinha de 19 semanas ;o) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se existem profissionais que dizem mesmo depois de os pais dizerem que não querem saber, não são bons profissionais. Na primeira eco eu perguntei à minha médica como isso funcionava, se ela escrevia ou não no relatório, e ela respondeu que, independentemente de nós não querermos saber, ela tem que ver se está tudo bem com os órgãos genitais do bebé, mas no relatório escreve apenas "órgãos genitais aparentemente normais, pais não querem saber o sexo". Assim, a médica que me acompanha nas consultas irá saber que está tudo bem, mas não corremos o risco de se saber se é menino ou menina.

      Eliminar
  4. Que barriga mais linda e que saudades que tenho de voltar a ser mae de um bébé!!!
    Conheço sim pelo menos uma rapariga que teve dois filhos e não quis saber o sexo de ambos os bébes!!! A emoçao será outra certamente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia! Se tens saudades tens bom remédio NAMORAR!!...ehehe (tou a brincar!) Também quero ter essa sensação, deve ser maravilhoso :) beijinhos

      Eliminar
  5. A tua barriga está enorme comparando com a minha :P
    Eu não conheço ninguém e falando por mim, estava ansiosa por saber o sexo, não tanto pela questão do enxoval, mas sim porque era uma ideia que "namorávamos" há muito. Que o perfeito seria conseguir a menina. É claro que se fosse menino, desde que estivesse tudo bem era o que nos interessava.
    Acho que é uma questão pessoal e no teu caso em concreto não me admira que não queiras saber, já tens dois, já viveste essas emoções, por isso agora compreendo que apenas queiras desfrutar do prazer.

    A mim o que me faz mais confusão são aquelas pessoas que ficam mesmo desiludidas/tristes por não ser do sexo que pretendiam, já houvi colegas dizer que vai ser uma desilusão se for menino/menina. Isso não compreendo e não gosto de ouvir, porque a decisão de ter um filho não é a decisão de ter uma boneca para poder colocar lacinhos ou ter um nenuco para poder jogar à bola...
    Eu soube na eco das 12 semanas, mas não fiquei eufórica, só perguntava se estava tudo bem, isso sim era o mais importante. :)
    Jinhos e boa sorte nas negociações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida que está grande e apenas vou nos 4 meses e meio! Mas não é por isso que os meus bebés nascem grandes, pelo contrário. No teu caso eu percebo perfeitamente a ansiedade em saber, pois como leste no post, eu própria não aguentei. Claro que o importante era a saúde, mas ter o primeiro filho é uma emoção muito forte. Mas agora, gostava mesmo de ir até ao fim..vamos ver! Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Andreia :)
    E a barriguinha está a ficar uma barrigona ;)
    Eu controladora como sou :( não conseguia esperar até ao fim para saber o sexo .
    Quanto ao parto .....não sei o que é cesariana ,mas sei o que é epidural :) e recomendo vivamente .
    Opiniões á parte ,o que interessa mesmo é ser saudável
    bj minha querida
    e Bom fim de semana
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me dessa!! Também desconheço a epidural! Bom fim-de-semana

      Eliminar
  7. Que barriga linda! :) Queria saber o teu e-mail, mas não o encontro, para falar contigo.... sobre algo mais íntimo. Uma opinião tua.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria! O e-mail é pes.de.las@gmail.com. Beijinhos

      Eliminar
  8. Que barriga tão bonita...
    Sabes quando estive gravida da Joana deste os três meses que estive de cama. Foi uma gravidez de risco e eu sabia disso . Tinha 37 anos, e desde os 22 que a medica me avisou que ter mais filhos seria um risco grande. Arrisquei nunca me arrependi dos meses passados em casa na cama, com muito medo é certo mas a causa merecia todo o esforço possivel. Fiz a amniocintese e não quiz saber o sexo. Coisa Rara disseram do laboratório. Queria um filho/a o sexo era aquilo que menos me importava. Acho que é uma decisão muito pessoal e cada casal deve tomar a decisão que achar melhor. Espero que cheguem a uma boa decisão para voçês. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por um filho, uma mãe é capaz de tudo, passar por sacrifícios, mas para o bem do bebé, o amor incondicional que temos é mesmo profundo. Eles são a luz dos nossos olhos, os sorrisos deles transformam qualquer tristeza nossa em felicidade..! Hoje em dia é muito raro mesmo não querer saber o sexo...na altura da tua Joana já se podia saber e acredito que quase toda a gente sabia antes. Numa gravidez complicada, o que mais se quer é saúde, compreendo perfeitamente o queres dizer. Por aqui, parece mesmo que vai ser surpresa ;) Beijinhos

      Eliminar
  9. Que barriga linda e grande :)
    Pois eu não sou mãe, mas não aguentava, quando estiver e tiver certezas, quero logo dar-lhe nome ;) ihihih
    Mas acho engraçado se vocês conseguirem aguentar sem perguntar... :) E só vocês é que sabem se querem e quando querem saber :) só têm de respeitar!!
    Tudo de bom Andreia e que corra tudo pelo melhor :)
    beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra! A primeira gravidez é mais difícil de aguentar :) O nosso também tem nome, seja menino ou menina..! Beijinhos grandes

      Eliminar