Translate

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

(In)Fertilidade? 12 Semanas do meu amor mais pequenino..!

Tanto eu como o meu marido desejávamos ter três filhos..e em três anos e meio, consegui três positivos. Dito desta forma parece que foi fácil, mas não foi. Passou-nos pela pele o que muitos casais passam, por vezes em demasiados anos. A angústia de não saber o que se passa connosco foi desmotivante pois não sabíamos que caminho tomar. 

Ainda no namoro falámos em ter o primeiro filho..e quando casámos estávamos e tentar...mas ninguém sabia. Passaram-se alguns meses e estávamos descontraídos, afinal seria quando tivesse que ser. Quando começaram as perguntas "Então para quando um bebé?" e primas e amigas a ficarem grávidas é que começou a nossa preocupação..será que temos alguma coisa? Deixámos as coisas correrem mais seis meses e ao final de um ano sem contraceptivos decidimos procurar ajuda médica. Por esta altura já eu andava triste.

Recorremos em primeiro lugar à médica de família, que nos aconselhou a não ter ansiedade que iríamos conseguir..se passado mais um ano e não conseguíssemos iria passar-nos então para consultas de infertilidade. Say what??? Mais um ano? Desculpe? Não passou análises nem exames. Foi apenas isto. Escusado será dizer que saí de lá a chorar. Eu ansiava por respostas! 

Bom..não cruzámos os braços e recorremos à médica privada. Uma opinião totalmente diferente. Um ano era o suficiente para mandar-nos para consultas de infertilidade na MAC e enquanto esperámos que nos chamassem, ela mandou fazer análises hormonais. Resultado: Tudo OK. A única que tinha um valor pouquíssimo alterado era a prolactina, mas não era isso que estava a impedir de engravidar. Receitou-me uns comprimidos para controlar esta hormona. Chegámos a ir a uma consulta na MAC e o passo seguinte seria mais análises, em que teria que lá voltar na próxima menstruação (não me recordo em que dia do ciclo..). Os tais comprimidos davam-me vómitos logo pela manhã no trabalho (na altura ainda trabalhava) e eu vi-me obrigada a desistir de os tomar. Andava tão desmotivada que pensei que isso não iria alterar nada. 

Esperei pela menstruação para ir receber respostas com as análises da MAC..mas a menstruação não veio. Foi o meu primeiro positivo :) E ainda hoje não sei o que se passou para estarmos quase dois anos em tentativas e dizerem sempre "Está tudo bem".
Pronto, o primeiro já está. Faltam mais dois! Será que vamos demorar outra vez tanto tempo? Nós queríamos eles todos seguidinhos..bom, vamos começar a tentar já, é só dar o tempo para iniciar o ácido fólico, nem vou tomar a pílula. Engravidei da C. quando o G. tinha 13 meses... a ansiedade de ficar grávida pela segunda vez foi maior porque não queríamos muita distância entre eles. Ficámos tão contentes! E o mais pequenino, bem, também não tomei a pílula e dei o tempo para o ácido fólico. Consegui o terceiro positivo quando a C. tinha 13 meses (também!)..! 

Em três anos e meio, consegui engravidar três vezes. Já não é justo nem correcto falar em Infertilidade. Quando sentimos na pele o que muitas pessoas passam para ter um filho, damos valor, sentimos que ninguém é melhor que ninguém e percebemos que a vida por vezes prega-nos partidas e que temos que saber lidar com isso e nunca baixar os braços..!

E vocês estão curiosas com este bebé? Fiz ontem a primeira ecografia e está perfeitinho :) É o terceiro, mas não conseguimos manter a emoção de o ver pela primeira vez!

Então às 12/13 semanas estou assim ( e vou comparar com as gravidezes anteriores):

Sintomas típicos: 1ªgravidez - nenhuns
                                      2ªgravidez - nenhuns 
                                      3ª gravidez - mais sono

Movimentos fetais: 1ªgravidez - Não perceptíveis
                                         2ªgravidez - Não perceptíveis
                                         3ª gravidez -Muitos poucos e muito leves

Batimentos cardíacos do feto: 1ªgravidez - 147 bpm
                                                                2ªgravidez - 156 bpm
                                                                3ª gravidez -161 bpm

Sexo do bebé:  1ªgravidez - a médica não comentou
                                2ªgravidez - a médica desconfiou ser menina
                                3ª gravidez -nós decidimos saber apenas no parto

Problemas associados: 1ªgravidez -ainda não há
                                                 2ªgravidez - ainda não há
                                                 3ª gravidez -diabetes gestacional, controlado

Está tudo bem e é o que importa. Agora é aproveitar, que andar grávida é do melhor, ADORO!
Beijinhos, Andreia

13 comentários:

  1. Pedir a um casal para esperar mais um ano (para além do outro que já esperou) e só ao fim desse ano sem nenhum positivo aí fazer algo é de muita crueldade... Infelizmente pelo SNS nem sempre o caminho é fácil e o bom da vossa história é que mesmo com algumas provações tenham conseguido concretizar os vossos sonhos assim, uns após os outros, em escadinha ;o)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Andreia, isso é que é certeiro :) vocês devem gostar do "13" ;)
    Ainda bem que está tudo bem e desejo que assim continue... Tudo de bom :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!
    Que Felicidade.
    Tudo a correr pelo melhor ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns!
    Não há melhor sentimento e mesmo único, só nosso de quando ficamos grávidas, não é?
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Parabéns não há palavras para este momento, aproveita muito tudo de bom!!! Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  6. Um dia tb conto a minha hostória, entendo bem este post, ainda que por motivos diferentes, MUitos parabéns e que seja uma gravidez santa!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Tão giro ver outra barriguinha :) eu não me posso queixar porque até nem foi preciso esperar muito (ao 3º ciclo de tentativas engravidei), mas apesar do pouco tempo, foi o suficiente para sentir muita ansiedade. Quando acontecem tantas gravidezes indesejadas é difícil não nos questionarmos o porquê da demora.
    A tua barriga já tá quase do tamanho da minha :P
    Jinhos e boa continuação.

    ResponderEliminar
  8. Durante 13 anos do meu primeiro casamento, esteve sempre "tudo bem" mas não consegui ficar grávida!!!
    No meu segundo fiquei grávida já sem esperar aos 43 anos e depois novamente aos 45...a experiência diz-me que depois do primeiro, o segundo vem bem depressa!!!! Hoje tenho o F. ee a P., dois filhotes lindos!!!
    Beijinhos, vou ficar a seguir!
    Maria

    ResponderEliminar
  9. Concordo plenamente com a frase final do teu post :) Quero muito que chegue o meu baby boy mas também não tenho pressa nenhuma em que a gravidez termine :p heheheh Acho que vou sentir saudades! :)))

    ResponderEliminar
  10. Que linda barriguinha :)
    Gostei de saber a vossa história ,vocês nasceram mesmo para ser pais .
    Hoje em dia já vai sendo raro ver casais com 2 filhos e com 3 .....é raro ver se ,a vida não o permite
    Haja saúde :)
    Muitas e muitas felicidades para vocês
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  11. ainda a semana passada falei do meu desejo de ter 3 filhos. Mas sinto que não estou preparada ainda:) Tudo a correr bem!

    ResponderEliminar
  12. Somos 3 irmãs, e ja com dois filhos (boy de 6A e girl de 15m) gostava de ir ao trio e nesse caso, ao contrário dos outros, não quereria saber o sexo....vamos ver se a vida o permite...mas se ficar por aqui já é bom. parabéns pela vossa história.

    ResponderEliminar