Translate

domingo, 20 de julho de 2014

Esperando o momento..!

Já passou mais de um mês desde o meu último post, mas atendendo ao que se tem sucedido por aqui, resolvi esperar mais uns dias antes de voltar a escrever..

Desde que cheguei de férias, descansei mais um pouco (não consegui o ideal de descanso devido aos outros filhotes, mas para algumas tarefas domésticas tive umas abençoadas ajudas de familiares).  Todos os dias tenho muitas contracções, e sei que o momento está muito perto...

A ecografia que detectou o percentil 25 foi feita às 31 semanas e eu iria repeti-la às 33 semanas, para ver se o bebé teria aumentado de peso (por isso o descanso forçado). À medida que os dias passavam, eu comecei a ficar cada vez mais nervosa e ansiosa por repetir a eco e tirar tantas dúvidas de dentro de mim. Chorei. Chorei muito. Chorei ao imaginar que o bebé pudesse ter um atraso de crescimento intra-uterino, e pudesse estar num percentil ainda mais baixo. Às 33 semanas, se ele não apresentasse desenvolvimento e descesse de percentil, o mais provável seria uma indução de parto e, consequentemente, eu ficaria com outro filho prematuro nos braços. Com todas as dificuldades que isso implicaria: ver o bebé numa incubadora entubado, a precisar de ajuda para respirar porque os pulmões não estariam desenvolvidos ainda; a dificuldade de pegar na mama porque ainda não teria desenvolvido o reflexo de sucção; enfim...só quem passa por isto sabe o que se sente com um bebé nascido antes de tempo.

Eu descansei o corpo mas não consegui descansar a cabeça. Chorei mesmo muito.

Até que chegou o dia da repetição da ecografia. Fui animada, afinal..iria tirar as dúvidas e pôr certezas (fossem boas ou más!). Entrei no gabinete. Estava a minha médica que me faz as ecografias no privado e uma estagiária. 
- "Mamã, fez esta ecografia há 15 dias, vem repetir porquê?"
- "Para confirmar o percentil, a drª disse-me que ele é pequenino."
Foi a estagiária que fez a ecografia, com supervisão da outra médica. O marido tinha ido comigo, e fazia anos no dia seguinte. Perguntei-lhe ainda na sala de espera se ele queria saber o sexo, pois mediante este cenário para mim isso passou a ser irrelevante. Queria era saber o tamanho do bebé..queria saber o desenrolar disto tudo e preparar-me mentalmente para um prematuro..! Ele disse-me que não. Mas eu não acreditei. Resolvi não relembrar a médica de que isso seria surpresa, para ele ter mais esta prenda de anos.
- "Olhe mamã, está aqui o abdómen, com a bexiga, os pulmões, o estômago, aqui é o fémur, a cabeça aqui mesmo em baixo, mas está tão descido, que custa fazer a medição." Foi aqui que a médica mais experiente interveio, e eu fiquei mais descansada. Mas lá a estagiária continuou e disse -" Está aqui (...) do bebé." Pelas nossas caras ela viu que nós ainda não sabíamos o sexo, e desfez-se em desculpas. 
- "Não faz mal, eu também não lhe disse nada que seria surpresa, e o mais importante neste momento era saber o percentil".
- "Pelas medições parece estar tudo bem, continua no percentil 25. Não se preocupe, o bebé está a crescer proporcionalmente, é apenas um bebé pequeno."
A minha médica concordou e tiraram-me um peso enorme de cima de mim. Viemos embora e eu não conseguia parar de dizer ao meu marido como estava feliz em saber que afinal o bebé não teria nenhum atraso de crescimento, era apenas pequenino. Estava feliz por já estar encaixado e preparado para um parto normal. Mas a cabeça dele estava noutro lado, no que a médica disse. Eu disse-lhe " Oh, eu não vi nada, não ouvi nada, vamos esquecer e continuar assim. Quando nascer, logo saberemos ao vivo e a cores!" 

E continuámos assim, sem dizermos nada a ninguém e a guardamos este segredo só para nós..!

Fui então à consulta das 35 semanas. Ia descansada ao saber que estava tudo bem. A médica, já nos seus cinquentas e poucos anos, sempre tão meiga e calma, viu o relatório desta última ecografia, mandou-me fazer as análises do terceiro trimestre e recolheu as amostras do Streptococcus B. Como é seu hábito, apalpa-me sempre a barriga antes de colocar a sonda. E desta vez fez uma careta. Assim que colocou a sonda bem cá em baixo, eu olho e o que eu vejo? Não podia ser a cabeça, não é redondo! - " Mamã, o seu bebé está sentado." - " Não pode ser Dr.ª, fiz a eco há 5 dias e ele estava cefálico!" - "Pode, pode, os pezinhos estão aqui em baixo e a cabeça está ao pé do seu estômago. Não se preocupe, não é o primeiro filho, ele é pequeno, tem muito espaço ainda para se voltar novamente." Não abri mais a boca nessa consulta, mais uma vez a tentar digerir tanta informação.

Agora era diferente. Não seria prematuro. Mas poderia ter graves problemas, caso o parto fosse pélvico (nascer de pés ou rabinho, via vaginal) e fosse mal feito. Na cesariana, os riscos também não são poucos, pois é uma operação bastante invasiva. Ora bem, desta vez pesquisei o que poderia eu fazer para ajudar este bebé a virar. Encontrei a maneira de fazer uns exercícios. E fiz. Durante 2 dias..porque isto estava a dar a volta à minha cabeça. Comecei a pensar, que se o bebé se sentou é porque está mais confortável assim. Então, em vez de o obrigar a virar, comecei a interiorizar-me do tipo de parto que poderia ter (completamente novo para mim). 

Fui à consulta das 36 semanas, com as respostas na ponta da língua para dar à médica caso se desse a conversa do tipo de parto que iria ser feito. Desta vez foi uma médica jovem, acabada de sair do estágio e que eu gosto muito. Não estava a par de tudo, e teve que ler pelo registo do computador o que se passava. Fez-me mais outra eco, apenas para verificar o líquido amniótico, batimentos cardíacos e movimentos respiratórios. Assim que ela pousou a sonda, eu disse-lhe logo - " Drª antes de começar, diga-me só se a cabeça está para baixo.." Ela colocou a sonda mesmo em baixo e perguntou - " O que acha que isto é?" Eu não me lembro bem se gritei ou não, mas devo ter feito um som bem audível, porque ela assustou-se e deu um salto da cadeira "É a cabeça!!" - " Sim, mãe, é a cabeça, o seu bebé está cefálico e encaixado!". Acabou a eco e disse-me que iria fazer o toque, uma vez que eu lhe tinha dito que tinha muitas contracções. Eu assenti imediatamente, curiosa para saber em que ponto estava. Colo posterior, com 50% de apagamento e 4 cm de dilatação. Não me admirei. 
- " Você está tão adiantada! Vamos tentar chegar às 37 semanas, para não nascer antes de tempo. Descanse bastante e venha ter comigo no Domingo, que estou a fazer banco, para fazermos uma nova avaliação."

Domingo foi hoje. 37 semanas e 3 dias. Continua tudo igual. Volto lá na 4ª feira para nova avaliação, mas tenho cá comigo que ainda vou aguentar mais uns dias..!

As boas novidades sem ser da gravidez e que me fazem sorrir...os pequenos passinhos de aprendizagem e desenvolvimento dos manos mais velhos: a C. tirou as fraldinhas durante o dia agora aos 20 meses e o G. já se consegue vestir (todas as peças de roupa) completamente sozinho com 3 anos e meio..! 

Beijinhos, Andreia

10 comentários:

  1. Que bébé malandreco...ahahahaha.... A fazer a mamã ficar em pulgas ;)
    Vai tudo correr bem concerteza. Que venha na hora certa! Beijinho grande :)

    ResponderEliminar
  2. ah!! Noticias :))
    És uma lutadora e esse(a) pequenote(a) parece que é matreiro(a), já te anda a dar a volta (literalmente!!)
    Vai tudo correr bem!
    Fico à espera da boa nova!
    Uma hora pequenina!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Mas que aventura Andreia ! tenho cá para mim que ele nunca teve pélvico, depois de encaixados na bacia não é fácil de mudarem de posição e com o colo do utero meio apagado e já com alguma dilatação ainda mais dificil é. Tenta mesmo relaxar, a ansiedade não nos faz nada bem. Ao menos conseguiste 'segurar' esse bebé até ontem e ultrapassar as 37 semanas, o que já não indica prematuridade, quem sabe dure mais uns diazinhos aí dentro para engordar mais um bocadinho e preparar--se melhor para a vida cá fora. Muita tranquilidade é o que vos desejo ;o) beijinho

    ResponderEliminar
  4. Andreia,

    Adorei este post! e mais longo tivesse eu lia tudinho :)
    Aguardemos pacientemente.
    bjinhos grande e força!

    ResponderEliminar
  5. Muitas felicidades!

    Convido-a a visitar o meu cantinho:
    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Andreia, tenta descansar e pensamento positivo, vai correr tudo bem! Que seja uma hora pequenina! Beijos

    ResponderEliminar
  7. As mães são assim cheias de medos, é normal pensarmos assim é normal andares nervosa mas se Deus quiser vai tudo correr bem contigo e com o teu bebé, dentro em breve terás esse rapazinho ou rapariga nos teus braços.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  8. É uma ansiedade até os termos nos braços, não é?
    ficar calma e descontraída é um grande passo para tudo correr pelo melhor.
    Bj e até à próxima (de certeza com mais brilho ainda)

    ResponderEliminar
  9. Olá Andreia
    Mas que bebé matreiro, a fazer-te já andar nervosa ainda tão pequenininho, imagina quando tiver nos seus 15 anos.....
    Mas vá tens-te portado bem 37 semanas a partir de agora é com ele, que corra tudo bem e tenhas uma hora muito, mas muito pequenina, Deus está contigo e com certeza que corre tudo bem, não andes nervosa, logo, logo tens o teu bebé ao pé de ti.
    Um grande beijinho e tudo de bom

    ResponderEliminar
  10. Olá Andreia, que bom ter notícias tuas :) E boas ;)
    Tanta ansiedade mulher :) Vai correr tudo bem... Tu és uma lutadora, sem sombra de dúvida :)
    Tudo de bom e beijinhos grandes :) "Uma hora pequenina ;)"

    ResponderEliminar